Posso ser modelo? Será que tenho perfil para a carreira?

Tudo o que você precisa ter para ser uma modelo!

É preciso quebrar certos preconceitos quando se fala da carreira de modelo. Para a maioria das pessoas logo se vem à cabeça os desfiles nas passarelas das principais capitais da moda, com as roupas dos principais estilistas do mundo. Fala-se de rostos lindo, garotas altas e magérrimas. Mas isso se aplica em apenas alguns segmentos da moda e da carreira de modelos, pois existem mais campos para se trabalhar na profissão. A indústria da moda precisa de vários tipos de corpos, para os mais variados tipos de trabalhos e produtos. Quando me perguntam “Será que posso ser modelo? “ gosto de responder que é necessário que encontre um segmento onde se adéquam ao seu perfil, assim podes ter uma carreira de muito sucesso e ganhar bastante dinheiro.

Abaixo seguem os principais segmentos onde modelos dos mais variados perfis podem atuar:


Comerciais de TV


Modelos de comerciais de televisão ganham bons cachês, principalmente quando atuam como atores e atrizes. Mas é preciso ter alguma habilidade para atuar, quem fez teatro tem um grande diferencial nesse meio. Essa área é muito boa, já que sempre o mercado publicitário está na ativa e sempre vai precisar de gente, e de pessoas que representem o público alvo. Por esse motivo muitos perfis diferentes se encaixam nos comerciais de TV, dependendo do produto e nicho anunciado.

Publicidade impressa

É talvez o maior dos mercados, já que são muitas as mídias impressas, e mesmo num mesmo tipo, como revista, existem de muitos tipos, que tratam de áreas diferentes. Aqui entra também o tal do garoto propaganda, pode não ser tão glamoroso, mas há oportunidades para todo tipo de modelo aqui: gordinhos, idosos, bebês, crianças, e até – pasmem – pessoas consideradas “feias” ou “esquisitas”… em certos segmentos inclusive, quanto mais “estranho” for o modelo ou ator, melhor.

modelo em publicidade

Modelos de gordinhos (tamanho grande / plus size)

Esse tipo de modelo, as chamadas “plus size”, teve um crescimento muito grande recentemente. Com o aumento da média do peso das pessoas no Brasil, o mercado não virou as costas para eles, pelo contrário, viu uma boa oportunidade de mercado, por isso são tão procuradas. É preciso ser confiante, e ter personalidade, para competir com as pessoas de tamanho de 46 a 50. Uma pele bonita, juntamente com cabelos e um belo sorriso podem pesar muito a seu favor.

Modelos fashion / manequins, de passarela

Aqui se encaixam as garotas com aquele perfil descrito no início do texto, altas com altura ente 1,74m e 1,80m, magérrimas com manequim 34, e de 73 a 77 de busto, começam jovens por volta dos 14 anos até 25 anos, geralmente. Para homens a carreira pode ser mais duradoura caso se cuide bem físico, dos 16 aos 40 é possível, além de manter o corpo sempre bem sarado e definido. Esse tipo de modelo é o mais tradicional, aquele que você vê nas semanas de moda pelo mundo a fora: saiba mais sobre as modelos fashions.
No vídeo abaixo você vê o glamouroso desfile na Dior no Paris Fashion Week… um sonho para a carreira de qualquer modelo.



Editoriais impressos

São aqueles modelos masculinos e femininos que aparecem em capas de revistas e editoriais de moda, como a Elle ou Vogue, por exemplo. Pedem-se modelos aqui com o padrão próximo aos modelos de passarela (fashion), além de ter uma boa fotogenia. No entanto, principalmente no início de carreira o cachê é baixo, porém como a exposição é muito grande, já que esses materiais passam por pessoas importantes da indústria da moda, em pouco tempo alguém talentoso pode se destacar e virar celebridade.

Modelo de beleza

Aqui saem as roupas tracionais, e entram as lingeries e roupas de banho, e também o nu artístico para revistas masculinas. Mulheres com ar sexy,corpos esculpidos e totalmente extrovertida sentem-se mais a vontade para os trabalhos. O corpo é a principal ferramenta de trabalho, mas importante até que o próprio rosto. Mas cuidado com os picaretas nesse tipo de trabalho, nessa hora é bom ter uma agência confiável cuidando de sua carreira.


Modelos de catálogo

É talvez a que abrigue a maior variedade para modelos. Os catálogos podem ser impressos, apesar de que, com a internet os online são cada vez mais comuns. A web tem tornado esse mercado lucrativo, já que vender pela internet é relativamente simples, e é preciso mostrar os produtos de maneira atraente. Esse tipo de modelo fotográfico tem cachês pequenos enquanto não tem fama ainda, porém pode ganhar bastante dinheiro com o volume grande de trabalhos que pode realizar.

Modelos de partes do corpo

Geralmente essa área sé descartada pelas iniciantes, embora seja uma área da indústria da moda e produtos de beleza das que mais tem trabalho disponível, afinal podem utilizar qualquer parte do corpo, mãos, olhos, cabelos, lábios, pernas. E são tanto para a TV como mídia impressa e internet. O atributo principal desse tipo de modelo é o corpo e a pele bem cuidados, e nada de medidas muito desproporcionais.

Posso ser modelo de mãos.

Figurantes e modelos de vida real

Agora se acha que não se encaixa em nenhum dos itens apresentados anteriormente, esse pode ser pra você. Quando uma empresa pretende em sua campanha usar pessoas comuns do dia a dia ela precisa dos chamados modelos de vida real. Também conhecidos como figurantes, esse tipo de modelo não terá um lugar de destaque, ou falas, e estará em segundo plano na cena, passando muitas vezes até por despercebido. Mas atenção, esses trabalhos são bons apenas para complementar a renda, pois o cachê é muito baixo para um modelo viver dele.

Quero ser modelo, mas será que posso?

Viu só como é possível ser modelo independente do seu peso, altura, idade, cabelo, cor, etc? Agora que você já sabe que pode ser modelo, que tal ler nosso texto sobre como virar modelo.

Veja mais!

Espero que tenham gostado. 
Comentem o que acharam e alguma sugestão
para a próxima postagem, todas serão bem-vindas.
Beijos Y 

Share this:

JOIN CONVERSATION

1 comentários:

  1. Essa Carreira é complicada, mas qndo a pessoa qr ela deve ir em frente ^^

    Amei seu Blog, já estou seguindo!


    Beijinhos Lindona!

    Sorteio Case para Iphone4

    Blog da Fran Bazan

    ResponderExcluir