12 melhores livros sobre moda


Mais uma das milhares de coisas que vão entrar na lista de desejo de praticamente todas as meninas e mulheres. Conheçam os 12 livros sobre moda que mudaram a sua vida. E provavelmente o seu estilo de uma forma radical, de tal forma, que te fará ver tudo de uma forma diferente, mais feminina. 

1- O pequeno dicionário de moda



O ano é 1954. Christian Dior revela os segredos da moda em seu livro que toda mulher deveria carregar na bolsa. Um guia que abrange o que você precisa saber para estar bem vestida, desde o que usar em um casamento até como dar um laço em uma echarpe para caminhar com elegância. Da década de 1950, 'O pequeno dicionário de moda' continua cheio de dicas para mulheres de qualquer época. De vestidos para a tarde, assim como acessórios, a viagens e tweed, as habilidades de Dior garantem que toda mulher conheça os três fundamentos da moda - simplicidade, elegância e bom gosto.

Autor: Christian Dior
Publicado em: 1954

2- A Era Chanel


Um dos maiores ícones da moda no século XX, Chanel (1883-1971) sempre se distinguiu por uma postura modernista e radicalmente inovadora. Em tempos de mulheres submissas, ela era a própria personificação da modernidade, relacionando-se intimamente com a vanguarda intelectual e artística de sua época.
O sucesso de Chanel foi imenso: seu reinado sobre o mundo da alta-costura durou cerca de meio século. Entender o poder da imagem foi seu maior mérito. Com um estilo incomparável, era apaixonada pelo discreto charme do guarda-roupa masculino e inovou ao usar tecidos utilitários para fazer roupas chiques, jovens e casuais.
Como mulher de negócios, provou ser igual ou superior aos homens. Porém, se a moda esteve no centro de toda sua vida, no amor era uma mulher vulnerável.Mais que um belo relato sobre uma vida e uma obra extraordinárias, este é um livro fascinante, que registra em cerca de quatrocentas fotografias, retratos e desenhos, a trajetória da maior personagem da moda de todos os tempos.

Autora: Charles-Roux, Edmonde
Publicado em: 2007

3- Coco antes de Chanel


Chanel's rise from penniless orphan to millionaire designer - 'inventing' sportswear, the little black dress and No. 5 - makes compelling reading. Axel Madsen negotiates Chanel's smoke screens with skill, bringing this woman to life in all her alluring complexity. Reissued to coincide with the film Coco avant Chanel, starring Audrey Tautou.

Autora: Madsen, Axel
Publicado em: 2009

4- Bonequinha de Luxo


Bonequinha de Luxo é uma novela de Truman Capote publicada em 1958. A personagem principal, Holly Golightly, é uma das criações mais famosas de Capote. O livro popularizou-se graças à adaptação cinematográfica de mesmo nome, de 1961.

A edição brasileira da novela apresenta também três contes de Cappote: Uma Casa de Flores (1951), Um Violão de Diamante (1950) e Memória de Natal (1956).

Autora: Truman Capote
Publicado em: 1958


5- Dicionário Ilustrado: Moda de A a Z,


Com mais de 2 mil verbetes, este dicionário traz definições claras e atualizadas de vestimentas, acessórios, tecidos, técnicas de costura, processos de confecção e termos típicos da indústria, além de detalhes culturais, históricos e curiosidades de cada termo. Formando um panorama abrangente da moda desde a Antiguidade até os tempos atuais, é uma ferramenta útil e de fácil consulta, essencial para todos aqueles que desejam conhecer mais de perto o universo fashion.

Autores: Alex Newman e Zakee Shariff

Publicado em: 2011

6- In Vogue: The Illustrated History of the World’s Most Famous Fashion Magazine


“In Vogue” is a fascinating look at the history of the world's most influential magazine. The complete compendium is illustrated with hundreds of covers and archival interiors of past Vogue editions, featuring the work of some of the twentieth century's most respected artists, cover illustrators, and photographers—from Edward Steichen, Toni Frissell, and Erwin Blumenfeld to Irving Penn, Richard Avedon, David Bailey, Helmut Newton, Annie Leibovitz, Mario Testino, Steven Klein, Bruce Webber, and Herb Ritts. In 1909, an entrepreneurial New Yorker named Condé Nast took charge of a struggling society journal and transformed it into the most glamorous fashion magazine of the twentieth century. “In Vogue” traces the history, development and influence of this media colossus—from its beginning as a social gazette in the late nineteenth century, to the exploration of modern fashion photography and new visuals in the mid-twentieth century, to its status as the top style magazine today. The book explains the makings of the magazine—from runways, to editorial meetings, to the pages of “Vogue”.The thoroughly researched story incorporates first-person accounts, interviews with editors and photographers, and excerpts from stories written in the magazine by many world-renowned writers, including Truman Capote, Aldous Huxley, Richard Burton, Federico Fellini, and Marcello Mastroianni. Unparalleled in its scope and exceptionally illustrated, “In Vogue” is sure to be among the most important publications on the subjects of culture, art, fashion, photography, and media.

Autores: Angeletti, Norberto, Oliva e Alberto
Publicado em: 2012


7- A moda do século XX


Da silhueta em S da virada do século ao bustiê da década de 1990, este levantamento conciso e abrangente explora todos os desenvolvimentos significativos da moda num século que testemunhou uma preocupação crescente com a aparência pessoal e o vestuário. A moda do século XX concentra-se em movimentos e inovações essenciais nos estilos masculinos e feminino e explora-os por meio do trabalho dos estilistas e costureiros mais originais e influentes. De abrangência internacional, o livro compreende os estilistas e centros de moda mais importantes do século e também os desenvolvimentos em acessórios, penteados e maquiagem, a importância da produção em massa, os avanços nas fibras artificiais, etc.

Autores: Valerie Mendes e Amy de la Haye
Publicado em: 2009

8- Cronologia da moda


Este livro busca apresentar um panorama da história da moda desde o final do século XVIII até o século XXI. Com mais de mil ilustrações, todo em quatro cores, o livro traz - figuras de destaque da moda, entre costureiros, designers, grifes e modelos, incluindo perfis de página dupla dos principais costureiros e designers, de Beau Brummell, Henry Creed e Charles Worth a Dior, Vivienne Westwood e Alexander McQueen; a influência mútua entre moda e as artes e esportes; uma extensa linha do tempo, ilustrada por fotos de looks, peças do vestuário e amostras de estampas e tecidos; entre outros.

Autores: Maria Antonieta e Alexander McQueen
Publicado em: 2012

9- Chanel: seu estilo, sua vida


Coco Chanel foi uma das responsáveis pela mudança no papel feminino no século XX. Apesar da infância pobre, tornou-se estilista numa época predominantemente masculina. Chanel não teve medo de ser ela mesma - impôs seu estilo em suas criações. Contou com o talento e a ajuda de amantes e amigos para conhecer as pessoas certas da alta sociedade e do meio artístico. Com fotos e ilustrações, 'Chanel - seu estilo, sua vida' desvenda as razões que transformaram um nome em uma marca.

Autora: Janet Wallach
Publicado em: 2009

10- 100 Anos de Moda


Com mais de 400 imagens, este livro conta a história da moda no século XX, desde a influência das vanguardas artísticas e a entrada das mulheres no mercado de trabalho até os movimentos de grupos urbanos como criadores de tendências e a liberdade de estilo da contemporaneidade. Estilistas clássicos como Coco Chanel, Jeanne Lanvin, Cristobal Balenciaga e Christian Dior estão reunidos aqui. A obra também traz o trabalho de designers contemporâneos como Karl Lagerfeld, Alexander McQueen e Marc Jacobs.

Autora: Cally Blackman
Publicado em: 2012

11- Os Estilistas de Moda Mais Influentes do Mundo

Este livro, com linguagem simples e objetiva, apresenta capítulos temáticos, em que cada seção expõe um grupo de estilistas com abordagens semelhantes em estilo ou design, para auxiliar na compreensão do complexo equilíbrio que constitui a indústria da moda. Os estilistas foram escolhidos por suas constantes e criativas contribuições e inovações.
Leitura imperdível para estudantes e professores de moda!

Autor: Noel Palomo-Ionvinki
Publicado em: 2010

Espero que tenham gostado. Beijos Y

Share this:

JOIN CONVERSATION

1 comentários: